A palavra Reiki tem origem japonesa e significa força vital, é uma técnica muito antiga, praticada pelos povos orientais, teve origem há milhares de anos no Tibete e foi redescoberta no século XIX por um monge Japonês chamado Dr. Mikao Usui.
Mikao Usui é considerado o
descodificador do Reiki na forma como é aplicado nos dias atuais. No Japão ele é
conhecido como Usui Sensei.
O Reiki parte da teoria que
todos somos parte da energia do amor universal e por isso, dispomos da mesma
energia para nos curarmos e estarmos em harmonia com o Universo.
O Reiki é praticado
através da imposição das mãos do terapeuta sobre os nossos chakras, funcionando
assim como uma corrente de energia positiva que é canalizada do Universo para o
nosso corpo através do terapeuta.
Eugenio Lepine,
psiquiatra
Tradução
(...)O QUE É O REIKI?
É uma técnica de cura de
imposição de mãos, em que o terapeuta coloca as suas mãos em centros
energéticos importantes do corpo do paciente. Normalmente, as mãos são
posicionadas na cabeça e nos chakras principais, mas também são colocadas nos
pés, joelhos e outras partes do corpo. Através da experiência, o terapeuta
consegue sentir quais os chakras ou partes do corpo que estão desequilibrados
ou doentes, e muitos terapeutas são curadores inatos, o que significa que quase
não precisam de prática para conseguir despertar a intuição e compreender quais
são as necessidades energéticas e as perturbações físicas do paciente. Eles
simplesmente sabem onde a energia é necessária.
COMO É QUE O REIKI
FUNCIONA?
Os efeitos do Reiki são dados
através da canalização de energia, o que significa que a energia não vem do
terapeuta, mas de outro lugar, ou seja, de alguma fonte externa de energia da
Terra ou do Cosmos. Isto significa que o terapeuta é um intermediário, um elo
de ligação.
(...)
Normalmente, quando se estuda
Reiki, aprende-se que a energia se chama Energia Universal, ou Energia de Cura,
e como terapeuta, aceito e gosto desses termos.
Mas, por outro lado, tento
sempre procurar definições científicas e precisas, por isso, ou encontro uma
definição técnica adequada, ou deixo-a pendente até que a ciência descubra algo
sobre o assunto.
Estudos científicos sugerem
que a energia provém da própria Terra, pois existem ligações entre as emissões
magnéticas dos terapeutas e as Ressonâncias Schumann, isto é discutido
extensivamente no artigo Frequências de Reiki.
Portanto, o tipo de energia
emitida numa sessão terapêutica é em parte magnética, e noutra parte significa
que vem principalmente da Terra.
ASPECTOS FÍSICOS E MENTAIS DO
REIKI
Fisicamente falando, o Reiki
tem uma forte relação com o campo eletromagnético humano, bem como com os
nossos Bio Campos. E na área mental, a sua eficácia está fortemente ligada à
nossa consciência e convicções.
Vamos desenvolver melhor estes
dois aspetos.
A LIGAÇÃO FÍSICA
Existem vários estudos cujo
objetivo era encontrar provas de emissões magnéticas das mãos dos terapeutas.
Até à data, a maioria dos estudos não teve um desenho e um protocolo adequados,
ou não teve o número necessário de voluntários para que os resultados fossem
estatisticamente significativos.
No entanto, há estudos que
conseguiram detetar emissões magnéticas a partir da palma das mãos de
voluntários, e estes também são discutidos nos artigos sobre Frequências de
Reiki, e Propriedades Magnéticas do Toque Terapêutico.
As ressonâncias Schumann (SR)
são um conjunto de picos de espectro na porção de frequência extremamente baixa
(ELF) do espectro do campo eletromagnético da Terra. As ressonâncias de
Schumann são ressonâncias eletromagnéticas globais, geradas e excitadas por
descargas de raios na cavidade formada pela superfície da Terra e pela
ionosfera.
