A utilização do Reiki no paciente oncológico possui caráter preventivo e auxilia no alívio tanto da dor causada pela evolução do quadro oncológico quanto àquela associada ao tratamento. O Reiki atua na redução da dor oncológica aguda e crônica, antes e após intervenções cirúrgicas. Além disso, os pacientes que recebem Reiki relatam melhorias na alteração de humor, do sono, da agitação, além de redução de sofrimento, ansiedade, depressão e fadiga decorrentes da doença. Alguns estudos ainda mostram que após a intervenção com a técnica os pacientes apresentaram maior relaxamento e sensação de paz, aumento do pensamento positivo e esperança de cura. Relataram também sentimento de liberdade, bem-estar espiritual e emocional.
A imposição de mãos é usada no Reiki em pontos vitais do corpo chamados chacras. Barbosa (2016) apresenta os chacras como sendo centros de forças que constituem uma rede de pontos subtis de energia paralela aos nervos corporais. A harmonia, quantidade e equilíbrio da energia vital no organismo são essenciais. O Reiki estimula o organismo a se equilibrar, principalmente por meio da estimulação do sistema imunológico, predispondo a um auto restabelecimento.
O método possui caráter preventivo e harmonizador, agindo sempre na causa dos problemas, com resultados concretos na ansiedade, nas dores, no stress, na depressão, na insónia, no medo, na insegurança, no pânico, assim como nos órgãos, tecidos e sistemas, cuidando do outro de forma integral. Foi encontrado como resultado da aplicação do Reiki a diminuição de enxaqueca, dor, fadiga, ansiedade, náuseas e vômitos, o aumento no relaxamento e a aceleração da cicatrização como possíveis benefícios, além do aumento na disposição para modificar hábitos e estilos de vida poucos saudáveis. O Reiki vem ganhando espaço em estudos, como medida de conforto e bem-estar. As pesquisas que buscam evidências científicas para o seu uso, relacionam-se principalmente com a diminuição do stress e da ansiedade, melhoria da alteração do humor e da agitação.
Um Ensaio clínico realizado por
Fleischer e colaboradores (2014) procurou determinar o efeito do Reiki na dor,
ansiedade e fadiga em pacientes oncológicos. Os participantes do grupo controle
receberam cuidados médicos e de enfermagem habituais durante a estadia. O grupo
de intervenção recebeu os cuidados habituais, além de cinco sessões de Reiki, uma a cada noite, por 30 minutos. Dor, stress e fadiga foram
avaliados de acordo com uma escala de classificação numérica. O estudo demonstrou
que em pacientes oncológicos houve redução de sofrimento, ansiedade, depressão,
dor e fadiga. Os pacientes relataram maior relaxamento e paz, alivio dos
sintomas, aumento do pensamento positivo e sensação de cura e sentimento de
liberdade, além de bem-estar espiritual e psicológico. Outros três ensaios
clínicos mostraram redução dos níveis de dor, no grupo de pacientes oncológicos
que recebeu Reiki, e aumento dos níveis de dor no grupo que não recebeu e quando
comparado com outras técnicas integrativas, o Reiki promoveu maior redução de dor do que o grupo que recebeu massagem ou yoga. Kirshbaum et al. (2016) em
estudo qualitativo transversal, relatou os efeitos do Reiki em 10 mulheres após
o tratamento do cancro e observou influência positiva na redução do impacto da
dor na atividade geral, na habilidade de andar, nas relações com outras pessoas
e na qualidade do sono.
Um
estudo piloto avaliou crianças de 7 a 16 anos num serviço de cuidados
paliativos para crianças com cancro. Duas sessões de Reiki de 24 minutos foram
concluídas na casa das crianças e observou-se redução nos níveis de dor. A
terapia com Reiki em crianças com cuidados paliativos diminui a dor, ansiedade,
frequência respiratória e frequência cardíaca.
Pesquisa quanti-qualitativa de intervenção experimental, realizada por Ignatti et al. (2018) - Realizou uma sessão semanal e reavaliação a cada 4 sessões em 41 pacientes oncológicos sendo 9 homens e 32 mulheres. Os resultados iniciais sugerem que a aplicação do Reiki colabora efetivamente para o alívio da dor crônica e melhora da qualidade de vida e também promove emoções positivas, com redução de medo, angustia e ansiedade, proporcionando bem-estar físico e psíquico.
Um estudo caso controle analisou 572 pacientes com cancro que relataram o nível de dor antes e depois de receber uma única sessão de Reiki ou Massagem Oncológica (aplicação de uma leve pressão dos músculos e articulações dos pacientes) de um médico certificado. Os pacientes submetidos ao Reiki apresentaram redução da dor pré e pós-operatória. Não houve diferença significativa na probabilidade de melhora entre Reiki e massagem oncológica em pacientes com dor severa (score 7 a10). Mais de 69% dos pacientes observaram melhora instantânea e significativa da dor,(…). As estatísticas são similares para as duas modalidades de tratamento.
Referências
1.
BARROS, Nelson Filice de; SIEGEL, Pâmela; SIMONI, Carmen De. Política Nacional
de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: passos para o pluralismo na
saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 23, n. 12, p. 3066-3067, Dec.
2007.
Comentários
Enviar um comentário