De acordo com Costeira (2009), o Reiki tem como finalidade equilibrar o campo vibracional corpo/mente, apesar de ainda não existir uma teoria explicativa ou o mecanismo pelo qual o Reiki funciona.
Alguns investigadores têm vindo a explorar a função potencial dos campos
bioelectromagnéticos nos processos fisiológicos e estão a tentar estabelecer
uma conexão teórica capaz de permitir compreender os mecanismos subjacentes ao
Reiki e outras terapias pelo toque.
O Reiki parte do princípio de que a força vital flui
pelo corpo físico, através de canais e centros de energia chamados meridianos e
Chakras (força que sustenta os órgãos e células do corpo) apoiando-se nas
suas funções vitais. Quando a força vital se encontra perturbada, afeta o campo
energético do corpo e pode ter um impacto negativo sobre os órgãos ou tecidos.
Durante o tratamento de Reiki o terapeuta atua como veículo condutor da energia
que é transmitida às partes afetadas do campo energético do paciente,
carregando-as de energia positiva e retirando a energia negativa que origina
doenças e stress. (COSTEIRA 2009).
Técnica de Reiki na ansiedade e stress
O Reiki atua de forma precisa nos casos de ansiedade ou de stress, quando os níveis altos de descontrolo emocional geram desarmonia das funções primordiais do corpo e resultam num desequilíbrio interno da pessoa, diminuindo as suas defesas. É importante ressalvar que o desequilíbrio físico em decorrência do desequilíbrio emocional, é um forte indício de que seu corpo precisa de ajuda imediata para voltar a funcionar em perfeita harmonia.
O stress é uma resposta complexa do organismo, que
envolve reações físicas, psicológicas, mentais e hormonais diante de qualquer
evento que seja interpretado pela pessoa como desafiante. Esse estímulo,
interpretado como desafiador, provoca uma quebra na homeostase do funcionamento
interno, que, por sua vez, cria uma necessidade de adaptação para preservar o
bem-estar e a vida. (MOTTA, BARROS, 2015).
De acordo com Honervogt (2005), o reiki equilibra
harmoniosamente todos os aspetos do ser do recetor, de acordo com suas
necessidades e desejos pessoais. Equilibra os órgãos e glândulas e suas funções
corporais; liberta bloqueios e emoções reprimidas; promove equilíbrio; adapta-se
às necessidades naturais do recetor; equilibra as energias do corpo; amplia a
consciência pessoal e facilita os estados meditativos; relaxa e reduz o stress;
estimula a criatividade; potencializa a energia vital, aguça a intuição; trata
os sintomas e as causas das doenças; fortalece o sistema
imunitário; alivia a dor e liberta as toxinas.
De acordo com Rodriguez el al (2011), o autocuidado
proativo, através de Reiki, é uma estratégia capaz de prevenir a Síndrome de
Burnout em enfermeiros(as). O Reiki é uma modalidade curativa corpo/mente que visa
ajudar no restabelecimento do sistema energético corporal. Esse, muitas vezes, é utilizado para
induzir o relaxamento e tratar de problemas de saúde como a dor
musculoesquelética, ansiedade e depressão.
De acordo com Sousa et al, (2012), pesquisas apontam que em pessoas com stress, ansiedade e depressão verificou-se: redução dos sintomas depressivos a longo prazo, após sessões que variavam entre 1h a 1h30 minutos, uma vez por semana, durante seis semanas e melhoria do humor global em estudantes com um índice de ansiedade/ou depressão elevado, quando aplicado 30 minutos de Reiki durante 2 a 8 semanas.
https://www.fpcardiologia.pt/saude-do-coracao/factores-de-risco/stress/

Comentários
Enviar um comentário