Avançar para o conteúdo principal

Byosen, Hibiki e Libertação Energética no Reiki Usui



Byosen, Hibiki e Libertação Energética no Reiki Usui

Sentir "piquinhos" nas mãos durante uma sessão de Reiki é uma manifestação do Byosen, a chamada "irradiação do desequilíbrio", segundo os ensinamentos do Mestre Mikao Usui. Esta sensação, tecnicamente conhecida como Hibiki, indica que o praticante entrou em contacto com uma zona de bloqueio ou densidade energética.

O Byosen apresenta diferentes níveis de intensidade. Enquanto o calor é uma resposta natural do fluxo de Reiki, os "piquinhos" sinalizam o início de um desequilíbrio, tornando-se mais agudos à medida que a densidade aumenta. Estas sensações funcionam como um guia tátil, ajudando o praticante a identificar onde a energia necessita de maior atenção.

 

Libertação energética através da respiração – Koki-ho

Uma das formas tradicionais de tratar o Hibiki é através da técnica Koki-ho, que consiste na libertação energética por meio da respiração consciente e da intenção. Ao inspirar, o praticante recolhe simbolicamente a energia densa da zona; ao expirar, liberta-a, enviando-a para a terra para ser transmutada. Este processo deve ser repetido pelo menos três vezes, observando-se, de seguida, a alteração na perceção sensorial da região.

Os "piquinhos" estão frequentemente associados a energia emocional acumulada. Durante o autotratamento, é comum surgirem memórias ou imagens, que fazem parte de um processo natural de desintoxicação e limpeza.

 

Uso dos símbolos do Reiki (Nível 2)

Os praticantes de Nível 2 podem aprofundar este trabalho utilizando os símbolos sagrados:

Sei He Ki: Aplicado sobre a zona onde se sente o Hibiki, ajuda a dissolver a carga emocional associada ao bloqueio, facilitando o reequilíbrio psicossomático.

Hon Sha Ze Sho Nen: Atua como uma ponte que transcende o tempo e o espaço. Quando surgem memórias durante a sessão, este símbolo pode ser utilizado para enviar Reiki à origem emocional do evento passado, promovendo uma libertação profunda. Para um trabalho mais completo, o HSZSN pode ser combinado com o Sei He Ki.

 

 

 


        

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é o Reiki e qual é a sua origem

O Reiki é uma terapia muito antiga que ajuda a reequilibrar a nossa energia pessoal, limpando energias negativas e bloqueios que nos provocam dor física e problemas emocionais ou psíquicos. A palavra Reiki tem origem japonesa e significa força vital, é uma técnica muito antiga, praticada pelos povos orientais, teve origem há milhares de anos no Tibete  e foi redescoberta no século XIX por um monge Japonês chamado Dr. Mikao Usui. Mikao Usui é considerado o descodificador do Reiki na forma como é aplicado nos dias atuais. No Japão ele é conhecido como Usui Sensei. O Reiki parte da teoria que todos somos parte da energia do amor universal e por isso, dispomos da mesma energia para nos curarmos e estarmos em harmonia com o Universo. O Reiki é praticado através da imposição das mãos do terapeuta sobre os nossos chakras, funcionando assim como uma corrente de energia positiva que é canalizada do Universo para o nosso corpo através do terapeuta.  Eugenio Lepine , psiquiatra ...

Chakras

  Os chakras, são pontos de energia conectados ao longo da nossa coluna, que servem para absorver a energia vital, distribuindo-a pelo corpo, mente e espírito. Quando não estamos bem fisicamente ou temos pensamentos e sentimentos negativos, é provável que algum chacra esteja fechado, o que impossibilita a energia de circular, podendo surgir os desequilíbrios. Cada chakra está associado a uma cor e a uma glândula do corpo físico, e responsável por reger uma parte específica do funcionamento do nosso corpo psicológico. A palavra c hakra vem do sânscrito, um grupo de línguas e dialetos antigos do Norte da Índia, e significa “roda”. Isso porque se acredita que elas funcionam como uma roda, girando sem parar e funcionando como antenas, recebendo e emitindo sinais de energia vital em pontos específicos do nosso corpo.  Todo o Universo é composto de energia, assim como cada um de nós. Esta “roda” que é luz, é uma espécie de vórtice de energia, responsável pela distribuição...

A cor da roupa na prática de Reiki

Nos praticantes de Reiki não existe uma cor “obrigatória” de roupa — isso é importante 😊. Ainda assim, algumas cores são tradicionalmente preferidas por causa do simbolismo energético e do conforto durante a prática. Aqui vai um guia rápido: 🌿 Cores mais comuns Branco – a mais usada Simboliza pureza, neutralidade, paz e abertura energética. Ajuda a não “interferir” no campo do outro. Tons claros (bege, creme, azul-claro, verde-claro) Transmitem calma, equilíbrio e serenidade. Muito usadas em atendimentos. Verde – ligada à cura e ao chakra cardíaco. Azul – serenidade, comunicação e tranquilidade. 🔥 Cores menos usadas (mas não proibidas) Preto – algumas linhas evitam por associar à absorção de energia; outras usam normalmente. Vermelho/cores muito vibrantes – podem ser consideradas estimulantes demais para sessões relaxantes. 👕 O que realmente importa Conforto e liberdade de movimento Tecidos naturais (algodão, linho) Roupa limpa Intençã...