Avançar para o conteúdo principal

O Bambu e a simbologia do Reiki


  

Da natureza, o Reiki tomou como símbolo o bambu que, na sua simplicidade, apresenta resistência ao vento (quando verga), vazio, retidão e perfeição, pode representar, metaforicamente, o funcionamento da energia.

No Japão, ele é considerado uma planta de boa sorte e traz consigo ensinamentos valiosos sobre a vida, que se conectam diretamente à simbologia do Reiki.

                                                                                                          

1- Humildade e força interior

O bambu aguenta uma forte ventania sem partir, curva-se e resiste a grandes tempestades, possui um aspeto frágil externamente, mas tem uma força interior extrema. Isso ensina-nos que coragem e resistência não dependem da nossa condição externa, mas da nossa Força Interior.

2- Raízes profundas

As raízes do bambu são extremamente profundas. Com as raízes profundas, o bambu tem base e força para aguentar qualquer tempestade. Isso  ensina-nos a honrar as nossas raízes, quem nos criou e os nossos antepassados, para assim caminharmos firmes e fortes no amor que germinou e nos trouxe à vida.

 3- Viver em comunidade

Sempre onde se vê o bambu, observa-se que existem muitas unidades, juntas, em união. Os bambus vivem em comunidade com raízes que se entrelaçam umas às outras, isso ensina-nos que a união faz a força e que cooperando cada vez mais uns com os outros, crescerá muito amor e paz em todas as nossas relações.

 4- Meta única, não se apega aos pequenos galhos

O bambu cresce para o alto, dando pouca atenção aos pequenos galhos. O bambu une toda a sua força e seiva, para crescer para cima, com o objetivo de ser grande. Isso nos ensina a sermos grandes e fortes, sem nos apegarmos a situações que possam nos impedir de ver o quão grandiosos somos, na força do amor e da paz que nos iluminam.

 5- O bambu é oco

O bambu é oco e ensina-nos que enquanto não estivermos ocos daquilo que nos faz mal, daquilo que nos tira tempo, que tira a nossa paz, não seremos felizes. Na meditação tentamos sempre esvaziar a nossa mente e o nosso coração para recebermos a Paz do Divino e é isso que o bambu ensina: a livrarmo-nos de todo o mal que existe dentro de nós (energia negativa, rancor, preconceitos, ideias pré-concebidas, etc.) e abrir o nosso coração ao vazio para que seja ocupado com a Paz e a Luz do Poder Superior.

 6- É cheio de nós

O bambu tem várias separações no seu interior, a que chamamos de nós. O nó deixa-o mais forte e resistente perante as adversidades. Esses nós representam as dificuldades e os sofrimentos pelos quais passámos na nossa vida, ensinam--nos a honrar o nosso percurso pelo facto de termos conseguido derrubar os obstáculos que nos foram aparecendo ao longo do nosso caminho.

 7- Não para de crescer, e sempre para o alto

O bambu cresce continuamente, assim como nós que devemos  continuar a crescer não só física, mas espiritual e mentalmente.

 A simbologia do bambu ajuda-nos a sermos melhores e mais fortes e a mantermo-nos em constante Evolução Espiritual.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é o Reiki e qual é a sua origem

O Reiki é uma terapia muito antiga que ajuda a reequilibrar a nossa energia pessoal, limpando energias negativas e bloqueios que nos provocam dor física e problemas emocionais ou psíquicos. A palavra Reiki tem origem japonesa e significa força vital, é uma técnica muito antiga, praticada pelos povos orientais, teve origem há milhares de anos no Tibete  e foi redescoberta no século XIX por um monge Japonês chamado Dr. Mikao Usui. Mikao Usui é considerado o descodificador do Reiki na forma como é aplicado nos dias atuais. No Japão ele é conhecido como Usui Sensei. O Reiki parte da teoria que todos somos parte da energia do amor universal e por isso, dispomos da mesma energia para nos curarmos e estarmos em harmonia com o Universo. O Reiki é praticado através da imposição das mãos do terapeuta sobre os nossos chakras, funcionando assim como uma corrente de energia positiva que é canalizada do Universo para o nosso corpo através do terapeuta.  Eugenio Lepine , psiquiatra ...

Chakras

  Os chakras, são pontos de energia conectados ao longo da nossa coluna, que servem para absorver a energia vital, distribuindo-a pelo corpo, mente e espírito. Quando não estamos bem fisicamente ou temos pensamentos e sentimentos negativos, é provável que algum chacra esteja fechado, o que impossibilita a energia de circular, podendo surgir os desequilíbrios. Cada chakra está associado a uma cor e a uma glândula do corpo físico, e responsável por reger uma parte específica do funcionamento do nosso corpo psicológico. A palavra c hakra vem do sânscrito, um grupo de línguas e dialetos antigos do Norte da Índia, e significa “roda”. Isso porque se acredita que elas funcionam como uma roda, girando sem parar e funcionando como antenas, recebendo e emitindo sinais de energia vital em pontos específicos do nosso corpo.  Todo o Universo é composto de energia, assim como cada um de nós. Esta “roda” que é luz, é uma espécie de vórtice de energia, responsável pela distribuição...

A cor da roupa na prática de Reiki

Nos praticantes de Reiki não existe uma cor “obrigatória” de roupa — isso é importante 😊. Ainda assim, algumas cores são tradicionalmente preferidas por causa do simbolismo energético e do conforto durante a prática. Aqui vai um guia rápido: 🌿 Cores mais comuns Branco – a mais usada Simboliza pureza, neutralidade, paz e abertura energética. Ajuda a não “interferir” no campo do outro. Tons claros (bege, creme, azul-claro, verde-claro) Transmitem calma, equilíbrio e serenidade. Muito usadas em atendimentos. Verde – ligada à cura e ao chakra cardíaco. Azul – serenidade, comunicação e tranquilidade. 🔥 Cores menos usadas (mas não proibidas) Preto – algumas linhas evitam por associar à absorção de energia; outras usam normalmente. Vermelho/cores muito vibrantes – podem ser consideradas estimulantes demais para sessões relaxantes. 👕 O que realmente importa Conforto e liberdade de movimento Tecidos naturais (algodão, linho) Roupa limpa Intençã...