Da natureza, o Reiki tomou como símbolo o bambu que, na sua simplicidade, apresenta resistência ao vento (quando verga), vazio, retidão e perfeição, pode representar, metaforicamente, o funcionamento da energia.
No Japão, ele é considerado uma planta de boa sorte e traz consigo ensinamentos valiosos sobre a vida, que se conectam diretamente à simbologia do Reiki.
1- Humildade e força interior
O bambu aguenta uma forte ventania sem partir, curva-se e resiste a grandes tempestades, possui um aspeto frágil externamente, mas tem uma força interior extrema. Isso ensina-nos que coragem e resistência não dependem da nossa condição externa, mas da nossa Força Interior.
2-
Raízes profundas
As raízes do bambu são extremamente profundas. Com as raízes profundas, o bambu tem base e força para aguentar qualquer tempestade. Isso ensina-nos a honrar as nossas raízes, quem nos criou e os nossos antepassados, para assim caminharmos firmes e fortes no amor que germinou e nos trouxe à vida.
Sempre
onde se vê o bambu, observa-se que existem muitas unidades, juntas, em união.
Os bambus vivem em comunidade com raízes que se entrelaçam umas às outras, isso
ensina-nos que a união faz a força e que cooperando cada vez mais uns com os
outros, crescerá muito amor e paz em todas as nossas relações.
O
bambu cresce para o alto, dando pouca atenção aos pequenos galhos. O bambu une
toda a sua força e seiva, para crescer para cima, com o objetivo de ser grande.
Isso nos ensina a sermos grandes e fortes, sem nos apegarmos a situações que
possam nos impedir de ver o quão grandiosos somos, na força do amor e da paz
que nos iluminam.
O
bambu é oco e ensina-nos que enquanto não estivermos ocos daquilo que nos faz
mal, daquilo que nos tira tempo, que tira a nossa paz, não seremos felizes. Na
meditação tentamos sempre esvaziar a nossa mente e o nosso coração para recebermos
a Paz do Divino e é isso que o bambu ensina: a livrarmo-nos de todo o mal que
existe dentro de nós (energia negativa, rancor, preconceitos, ideias
pré-concebidas, etc.) e abrir o nosso coração ao vazio para que seja ocupado
com a Paz e a Luz do Poder Superior.
O
bambu tem várias separações no seu interior, a que chamamos de nós. O nó deixa-o
mais forte e resistente perante as adversidades. Esses nós representam as dificuldades
e os sofrimentos pelos quais passámos na nossa vida, ensinam--nos a honrar o
nosso percurso pelo facto de termos conseguido derrubar os obstáculos que nos foram
aparecendo ao longo do nosso caminho.
O
bambu cresce continuamente, assim como nós que devemos continuar a crescer não só física, mas
espiritual e mentalmente.

Comentários
Enviar um comentário